O Corsário + Priscilla Yokoi

12 setembro 2012

Oi amores! Estava vendo a FANPAGE da Priscilla Yokoi e achei um vídeo dela dançando uma variação do " Corsário"' e resolvi pesquisar sobre isso pra vocês. Super legal! Adorei.. Querem ver o fantástico vídeo dela dançando? É só dar play no vídeo abaixo, quer conhecer melhor o que é o ballet de repertório "O Corsário" ? Clique em LEIA MAIS


 




O Corsário

O Corsário
Ballet em 3 atos e 5 cenas
Música: Adolpho Adam
Coreografia:Giovanni Galzerani
História: Giovanni Galzeroni
Cenário e Figurino: Alessandro Sanquirico
Estréia: 16 de agosto de 1826, Milão - Itália
Principais Intérpretes: Nicola Molinari, Antonia Pallerini, Giuditta Bencini, Pietro Trigambi
Outras versões:
Em 1837, Londres / de François Albert
Em 23 de janeiro de 1856, Paris / de Mazilier
Em 24 de janeiro de 1858, São Petersburgo / de Jules Perrot
Em 1868, de Petipa

O texto é baseado no poema do mesmo nome de autoria de Lord Byron, embora as semelhanças sejam poucas. A história é centrada na briga política entre gregos e turcos.
Prólogo - O Batizado
Conrado, Ali e Birbanto, que lideram um navio de corsários, sofrem um terrível naufrágio. Na abertura do ballet eles aparecem agarrados ao navio, que está afundando em meio a uma tempestade.
Ato I - Cena I
Conrado e os outros piratas são levados até a praia pelas ondas. Jovens gregas, lideradas por Medora e Gulnara aparecem na praia, e logo descobrem o naufrágio, imediatamente Medora e Conrado se apaixonam. Em seguida aparece um grupo de mercadores turcos, comandados por Lankendem, em busca de jovens mulheres para serem vendidas como escravas. Os turcos capturam as jovens gregas por uma boa quantia oferecida por Lankendem, que as leva para o mercado escravo. Os corsários as seguem, para tentar resgatá-las.
Ato I - Cena II - O Mercado Escravo
Em meio ao povo surge o rico Paxá Seid (da ilha de Cós), procurando por belas mulheres para serem compradas para seu harém. Lankendem mostra ao Paxá todas as mulheres capturadas em suas viagens por terras distantes, mas nenhuma lhe causa interesse, até que apresenta Gulnara, dançando com ela um Pas d'action (Pas d'esclave). Encantado com sua beleza, o rico Paxá paga enorme quantia para tê-la em seu harém, mas o trunfo de Lankendem havia sido guardado para o final, a bela Medora. Imediatamente o Paxá faz sua oferta, mas para sua surpresa um desconhecido faz uma oferta maior do que a sua, ganhando a disputa por Medora. O desconhecido revela ser Conrado e leva embora, juntamente com os outros corsários, Medora, suas amigas e o mercador Lankendem, este último preso. Isso deixa o Paxá furioso.
Ato II - A Caverna dos Corsários
Conrado e os outros corsários levam Medora e suas amigas para dentro de sua caverna, onde guardam seus tesouros. No auge das celebrações Medora e Conrado declaram seu amor e Ali, o mais fiel corsário à Conrado, jura ser um devotado escravo à Medora. Os três dançam o Grand Pas Classique (também chamado Grand Pas de Deux a Trois ou Le Corsaire Pas de Deux).
Uma das mulheres pede à Medora que interceda em nome de todas, para que sejam libertadas. Conrado promete libertá-las, mas Birbanto, um dos corsários, e seus amigos protestam porque querem repartir as escravas, iniciando uma briga. Conrado cumpre o prometido e se retira com Medora. Lankedem presenciou tudo e propõe a Birbanto e seus amigos um trato. Em troca de sua liberdade Lankendem ensinaria-lhes uma poção, que ao ser borrifada em flores, induziria a vítima ao sono imediatamente.
Assim sendo, quando Conrado e Medora estavam sozinhos e felizes Lankendem aparece e sugere a moça que ela ofereça flores a Conrado em agradecimento por ter libertado suas amigas. Assim que Conrado cheira as flores, ele cai adormecido. Lankendem, Birbanto e seus parceiros capturam Medora. Conrado acorda e juntamente com Ali vai em busca de Medora, para salva-la novamente.
Ato III - Cena I - O Harém do Paxá
Gulnare está sendo festejada pelo Paxá quando Lankendem chega com mais três lindas mulheres para entreter o harém. Elas dançam o Pas de Trois (o Grand Pas de Trois des Odalisques), em seguida o mercador traz o grande prêmio, Medora, apesar de muito triste por ter sido capturada ela se anima ao ver sua amiga Gulnare.
Ato III - Cena II - Le Jardin Animé
Medora, Gulnare e as mulheres do harém vão juntas a um jardim repleto de flores e fontes mágicas, celebrar a beleza, graça e harmonia.
Ato III - Cena III - O Resgate
O Paxá é alertado sobre a chegada de misteriosos peregrinos, o que coincide com a oração da tarde, sendo então conduzida pelo seu líder, que é na verdade Conrado disfarçado. Sua identidade é revelada, mas a tempo de resgatar Medora e Gulnare.
Epílogo
Medora, Conrado, Gulnare e Ali partem em busca de novas aventuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, adorarei ler ♥


© - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Toque de Cor