#ArteDeFotografar 1 - Regra dos terços

16 outubro 2015

 Oi gente! Como havia falado em um vídeo que fiz falando sobre o meu curso de fotografia, foi prometido fazer uma série de posts sobre o assunto, depois de um longo período, resolvi começar! Então, aqui está o primeiro post da série: Arte de Fotografar.
 Obs: Vale lembrar que não sou nenhum profissional, fiz um curso básico e maior parte das coisas que sei foram aprendidas pela internet. E se alguém tiver alguma dúvida sobre algum assunto, é só comentar.



             Mas o que é o terço??
 Antes de tirar a foto, imagine na a imagem que irá fotografar dividida em 3 traços verticais e horizontais, trace essas linhas paralelas imaginárias nos sentidos horizontais e verticais. Pronto! Este é o terço! Essas linhas imaginarias possibilitam 4 opções (pontos onde os traços se intersectam, mais conhecidos como 'Pontos de Ouro') para uma boa colocação do assunto. Em alguns Smartfones estão disponíveis para aplicar e facilitar esse uso do terço. Como na imagem a seguir do meu celular:
No caso dessa imagem exemplo, o assunto está posicionado no terço, porém está 'olhando' para a fora da imagem, mas com o corpo para o centro.
          Por que usar?
A opção depende do assunto da imagem, e claro, do fotógrafo. Geralmente, quando o assunto está centralizado, tem uma característica mais estática e não tanto interessante, assuntos fora do centro ficam também menos interessantes. Sempre leve a direção de movimentos do assunto em consideração, e deixe um espaço a frente, onde o assunto poderá "se movimentar". Também pode-se aplicar a colocação da regra dos terços na colocação da linha do horizonte, daí sim, terá uma situação de estática, pois o terço irá dividir a foto ao meio. Tanto pode ser para assuntos nas verticais. Vale lembrar que assim para fotos, essa regra também vale para vídeos.

E aí, gostaram? Espero ter ajudado! Até a próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, adorarei ler ♥


© - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Toque de Cor